Foto artigo- 3 dicas comunicação

3 Regras para uma Comunicação Efetiva dentro da Sua Empresa

Teresa Botelho Business Coaching, Coaching, Coaching Empresarial, Comunicação, Comunicação Empresarial, Cursos, Liderança, Motivação, Produtividade, Vendas, Workshops Empreendedores

Se Gostou, Partilhe...
Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone

3 Regras para uma Comunicação Efetiva dentro da Sua Empresa

A comunicação é um dos aspetos cruciais na vida de uma empresa …no entanto é um dos mais difíceis de dominar e requer uma estratégia e um esforço contínuos.

Deixo-lhe aqui 3 regras básicas que deve ter em atenção, se quer melhorar a comunicação dentro da sua empresa. No entanto deverá ter em atenção aos tipos de comunicação existentes na mesma.

Numa Empresa temos de garantir 2 tipos de Comunicação:

  1. Comunicação Externa – É toda a informação que a empresa passa para o exterior. Esta informação pretende promover a imagem da empresa, e habitualmente é feita através de divulgação à imprensa dos diversos acontecimentos que a empresa realiza. Estas ações visam aumentar a notoriedade e estão intimamente ligadas com os produtos, as vendas e o marketing que a Empresa pretende promover.

Neste tipo de comunicação em que é feita a gestão da imagem da empresa, a forma como esta é apresentada ou divulgada é muito importante.

Lembre-se que a primeira imagem é a que causa maior impacto e obviamente pretende-se que seja positiva, aliada a uma forte dimensão visual e estética.

Assim, é muito importante que a equipa esteja em sintonia com a imagem que se vai transmitir para o exterior e também com o conceito dos produtos ou serviços disponibilizados para o mercado. Sem este alinhamento muitas vezes comunica-se mas perdem-se as sinergias dessa mesma comunicação.

  1. Comunicação Interna – é aquela que acontece dentro da empresa e refere-se à produção e ao fluxo de informação entre os diversos atores, ou seja entre os vários colaboradores, entre colaboradores e os diretores, ou com os gestores de topo.

Em resumo, a comunicação interna é responsável por fazer acontecer os planos de ação e fazer circular as informações de forma vertical, isto é da gestão para os outros níveis.

Aqui destacam-se, os Planos de 90 Dias e outras formas sistemáticas de estabelecer a comunicação de forma sistemática e estruturada.

Mas em ambas é fundamental que tenha em atenção 3 Regras Fundamentais, são elas:

O tipo de mensagem, a clareza e a consistência.

 

Gostava de fazer um diagnóstico gratuito à sua empresa?

Terei muito prazer em conhecê-lo/a, perceber quais são os desafios que enfrenta neste momento e mostrar-lhe sem compromisso, como é que o programa o/a pode ajudar.

 

Se Gostou, Partilhe...
Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someone
Teresa Botelho3 Regras para uma Comunicação Efetiva dentro da Sua Empresa